AS HORTAS NO CHÃO DO MERCADO DO FORNO DO TIJOLO

O local onde hoje se encontra o  Mercado do Forno do Tijolo (entre a Rua Maria da Fonte e a Rua Damasceno Monteiro) já foi chão de hortas cultivadas em redor da estrutura de água composta por um poço, um aqueduto e um tanque.

(foto 2)

Quem, em meados do século subisse pela parte baixa da Calçada do Forno do Tijolo (que corresponde hoje à Rua Maria da Fonte), ultrapassa um edifício setecentista, com seu portal singelo de feição nobre e o seu pequeno jardim (letra A), observando à direita o edifício que viria a pertencer a Henrique José Oliveira Sommer, sem  se aperceber de imediato da existência destas hortas. Seria preciso contornar o cotovelo da extensa calçada para, do troço mais elevado, apreciar os campos hortícolas e o engenho de transporte da água (a ligar as letras E e F).

As hortas desenhadas por Filipe Folque, entre 1856 e 1858 (foto 2) permaneceram até ao levantamento de Silva Pinto, realizado entre 1904 e 1911 (foto 3).

(foto 3)

Neste levantamento, que foi o último registo cartográfico destas hortas, que se viriam a extinguir com a construção do Mercado do Forno do Tijolo, registou-se uma grande estufa no jardim do edificio que fora de Henrique José Sommer (letra G) e que permaneceu na mesma família ao longo da primeira metade do século XX.  Mantiveram-se neste sítio a extensa horta e o aqueduto que ligava o tanque (letra E) e o poço (letra F). A propriedade não era, contudo, parte do prédio da família Sommer; tratava-se de um terreno interior, com entrada pelo mesmo local onde viria a ser a entrada do Mercado.  No topo nordeste do terreno existia uma relativamente pequena habitação e o chão das hortas foi delimitado com contorno a amarelo. 

Vejamos, então, a fotografia de Alberto Carlos Lima com legenda:

 


A - O edifício setecentista (atual nº 27 da Rua Maria da Fonte); B- o prédio dos Sommer (atuais nºs 4 a 16 da Rua Maria da Fonte); C- o prédio de esquina da  Rua Maria da Fonte com a Rua Andrade; D- o prédio da atual Rua Angelina Vidal, nº 60; E - tanque da horta; F - poço; G - estufa na esquina do jardim do prédio da Família Sommer.


Sem comentários:

Enviar um comentário