FRANCISCO SIMÕES MARGIOCHI (1848-1904)


Retrato de Francisco Simões Margiochi, 1904, Pedro Guedes. Instituto Cultural Casapiano.

Oriundo de uma família de intelectuais liberais com raízes de origem modesta e rural na zona de Caselas, Francisco Simões Margiochi foi um reconhecido especialista em agronomia, horticultura e jardinagem.

Foi vereador do pelouro dos Passeios e Arvoredos da Câmara Municipal de Lisboa, entre 1872 e 1875, e foi provedor da Casa Pia, entre 1889 e 1897, onde criou, em 1895, a Escola Prática de Agricultura da Real Casa Pia de Lisboa e o primeiro curso para jardineiros horticultores no país.

Em 1898, Margiochi fundou a Real Sociedade Nacional de Horticultura de Portugal e, enquanto seu presidente, organizou exposições, projetou um curso de jardinagem e lançou uma revista, o Boletim, uma das mais importantes publicações oitocentistas deste campo disciplinar, destinadas ao grande público.

Em 1904, na sequência da sua morte por diabetes, o jornal O Occidente sintetizou, da seguinte forma, o seu trabalho como vereador do município de Lisboa:

"Eleito vereador da municipalidade lisbonense desde 1872 a 1875, ali robusteceu, como edil os créditos já adquiridos na sua ainda curta existência. Entre a série de medidas que levou a cabo, especialisam-se:  a creação e alargamento de alguns jardins, que aformoseou, mandando vir algumas árvores exóticas; a organisação de uma bibliotheca especial de jardinagem; um subsídio para as corridas de cavallos, afim de desenvolver a creação cavallar; a proposta para a demolição das grades do antigo Passeio, idéa que lhe trouxe muitas antipathias e que pouco depois foi calorosamente defendida.

A elle se deve também uma proposta para a abolição das touradas, espectáculo que muito lhe repugnava.

Em uma das mais diffíceis conjecturas por que tem passado o municipio da capital, foi Margiochi chamado a prestar-lhe o seu valiosissimo concurso. Por questões administrativas foi, em 1890, dissolvida a Câmara Municipal e substituída por uma commissão, cuja presidencia coube a Simões Margiochi. A cidade via-se a braços com uma greve cujas consequências teriam sido terriveis

se não fora a coragem e o desassombro com que Margiochi e os seus collegas encararam esse perigo que, graças às inergicas e bem orientadas providencias, dentro em pouco foi conjurado."

Sem comentários:

Enviar um comentário