A HORTA DO QUARTEL DE INFANTARIA 16 EM CAMPO DE OURIQUE

Após a extinção do Regimento de Infantaria nº 4, em 1831, instalou-se no quartel de Campo de Ourique o Regimento de Infantaria nº 16, que aí haveria de se manter até à primeira década do século XX, tendo sido transferido posteriormente para Évora. A história da ocupação do quartel por vários regimentos constitui um importante olhar sobre a sua evolução e a história militar portuguesa.

O interesse em dotar os quartéis de hortas não foi um ato isolado do aquartelamento de Campo de Ourique, representando, antes, uma preocupação do Exército a nível nacional. Frequentemente se justificou a necessidade de aquisição ou arrendamento de um terreno para instalação de uma horta com o complemento do rancho dos soldados.  

A documentação do Arquivo Histórico Militar, como a planta de um terreno proposto para a instalação da horta, em 1830, no quartel de Campo de Ourique, e que se apresenta na exposição, permite evocar um processo demorado, por vezes difícil e esporadicamente colorido com algum pitoresco.


Planta do terreno de Campo de Ourique, 1830, autor desconhecido, Arquivo Histórico Militar

A horta do Quartel de Campo de Ourique veio a localizar-se na esquina da Rua do Campo da Parada com a rua direita de Campo de Ourique (respetivamente, as atuais Rua Ferreira Borges e Rua de Campo de Ourique), tendo sido cartografada no levantamento de Filipe Folque (1856-58). A rega deste espaço de cultivo hortícola foi assegurada com água tomada diretamente de um troço do ramal do Aqueduto das Águas Livres e reservada num tanque.

Em 1880, foi atribuído o topónimo Rua do Quatro de Infantaria ao arruamento que delimitou o quarteirão do bairro de Campo de Ourique, em parte situado nos terrenos da horta militar, determinando a sua extinção.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário