A NATUREZA É A MINHA CASA


Celeste Bonito
Horta no Parque Botânico do Monteiro Mor

"Eu sempre tive o sonho da agricultura. O meu sonho era ser engenheira agrónoma. Não deu e fui estudar contabilidade. Mas tive sempre o bichinho. Um dia estava a ver televisão e mostraram  um jardim que tinha árvores centenárias em Lisboa. Fiquei fascinada e fui ver onde era o Parque Botânico do Monteiro Mor. E vim cá ver, descobrir as árvores centenárias. Não consegui ver o jardim todo, voltei outro dia e vim parar a estas hortas. Perguntei a uma senhora como é que isto funcionava, ela explicou-me e eu candidatei-me. 
Como é que eu planeie o espaço? Vim medir tudo primeiro, lembrei-me da horta mandala, fiz no centro um charco para poder ter rãs para comerem as pragas dos legumes e esteticamente acho que um charco resulta muito bem. Comecei a fazer permacultura sem saber que estava a fazer permacultura. Fiz canteiros elevados, pus trevo branco para ter adubo para proteger a terra.
É uma miscelânea de hortícolas, com aromáticas, com flores para atrair as abelhas, criar aqui um ecossistema de casinhas para as joaninhas, um charco para atrair tudo o que um charco atrai, batráquios, insetos que vêm beber água. A estética. Eu não conseguia separar as duas coisas: horta e estética. 
O meu intuito aqui não é a produção, é vir para qui, é ter prazer, é esquecer-me de mim. Sou como uma ervinha, aqui. Partilho as minhas couves com os coelhos. Eu quando estou na horta sinto que não tenho mais valor que esta folha de couve. Eu sou um elemento da natureza. É mesmo o que eu sinto."

Sem comentários:

Enviar um comentário