A HORTA DO PALÁCIO ANADIA OU DA QUINTA DE 

SÃO JOÃO DOS BEM CASADOS

 



Palácio Anadia, autor desconhecido, [19--], Arquivo Municipal de Lisboa.

Localizado na confluência das atuais ruas das Amoreiras e de Silva Carvalho, o Palácio Anadia foi a casa senhorial de uma extensa quinta seiscentista, denominada Quinta de São João dos Bem Casados. 
O nome desta quinta esteve na origem dos topónimos Rua de São João dos Bem Casados (atual Rua Silva Carvalho) e Rua Direita de São João dos Bem Casados (atual Rua Professor Sousa da Câmara) que contornava a fachada Noroeste do edifício e acompanhava um dos limites da quinta.
A casa sofreu inúmeras alterações ao longo dos séculos, mas entrou no século XIX como propriedade dos condes de Anadia e manteve-se, até aos nossos dias, na posse dos seus herdeiros.

Em janeiro de 1857, a quinta foi desenhada no Atlas da carta topográfica de Lisboa de Filipe Folque, tendo-se registado a localização da horta na transição entre o jardim formal e as terras de cultivo que se estendiam até aos limites da propriedade. A planta referente à quinta (planta nº 17, ilustrada na segunda imagem) não inclui o palácio nem a totalidade do jardim formal, mas permite reconhecer uma articulação cuidada entre os campos de cultivo, a horta, os jardins e as entradas da propriedade, através de uma rede de alamedas arborizadas e rotundas de diferentes formatos e dimensões.
Os talhões da horta organizavam-se igualmente através de caminhos paralelos e perpendiculares, na proximidade de um tanque, protegidos dos ventos de norte e noroeste por uma fiada de árvores de uma das alamedas.
É curioso notar que Filipe Folque desenhou os talhões desta horta com padrões diferenciados, sugerindo a diversidade de cultivos.


Atlas da carta topográfica de Lisboa (nº 17), Filipe Folque, janeiro de 1857, Arquivo Municipal de Lisboa.


Em 1911, aquando do levantamento cartográfico de Silva Pinto, já os limites noroeste e norte da quinta haviam sido urbanizados, mas mantinha-se ainda uma extensa área de cultivo e a organização oitocentista do espaço
Ao longo da Rua Direita de São João dos Bem Casados (o limite direito da propriedade, na terceira imagem), identificam-se prédios e respetivos jardins e, no topo norte, um recorte maior sobre os terrenos da quinta localiza o viveiro e horto de Marcolino Teixeira Marques. No entanto, a horta permaneceu na continuidade do jardim formal, junto ao tanque e outro ponto de água, com os seus talhões desenhados com um contorno amarelo. 
A horta viria a desaparecer com a alienação da quinta a partir da terceira década do século XX. Nestas terras, foi construído - a partir de 1923 - o complexo desportivo do Sport Lisboa e Benfica, com um campo de futebol, dois courts de ténis e um campo de basquetebol (posteriormente urbanizados por um troço da Avenida engenheiro Duarte Pacheco e pelo Liceu Francês Charles Lepierre).



[Plantas do levamento cartográfico de Silva Pinto], 1911, CML/lx-interativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário